Segunda, 07 Agosto 2017 19:03

Prefeitura de Trindade realiza limpeza e conscientiza população sobre descarte irregular de entulho

As secretarias de planejamento urbano e habitação e de obras de Trindade realizam trabalho de conscientização e limpeza de entulhos descartados de forma irregular em espaços públicos e particulares do município.

De acordo com o titular da Seplanh, Sebastião Juruna, agentes da pasta fazem o trabalho de identificação e monitoramento dos locais, em seguida o levantamento é repassado para o setor de limpeza da secretaria de obras. “O papel da Seplanh é fiscalizar os pontos de descarte. As pessoas depositam entulhos sem qualquer responsabilidade e nossos fiscais estão explicando os perigos desse tipo de ação com os moradores”, explica.

Juruna ressalta que nesse primeiro momento a limpeza está sendo realizada pela própria prefeitura, mas, os proprietários dos lotes estão sendo conscientizados das consequências da reincidência desse descarte irregular. “A limpeza de lotes particulares é de responsabilidade dos proprietários. Estamos realizando um trabalho educativo nesse primeiro momento, após isso, todos que voltarem a jogar entulho de forma indevida serão autuados e multados. Nossos fiscais realizarão o monitoramento em toda cidade”, garante o secretário.

O secretário lembra que o manejo inadequado de resíduos sólidos de qualquer origem gera desperdícios, constitui ameaça constante à saúde pública e agrava a degradação ambiental, comprometendo a qualidade de vida das pessoas. “Estamos adotando um sistema de conscientização educacional para o manejo dos resíduos. O descarte irregular de entulho já é um problema identificado e combatido porque pode contribuir ainda para desdobramentos mais sérios, como o transbordamento dos cursos d´água, já que o escoamento da água também fica prejudicado com o acúmulo de material na superfície”.

Sebastião Juruna garante que o trabalho será contínuo e permanente. “Quanto o cidadão promove o descarte inadequado aumentam os custos com a limpeza, um recurso que poderia ser utilizado em outras áreas. A limpeza urbana é uma responsabilidade de todos”, finaliza.

Foto: Iris Roberto
Assessoria de Comunicação - Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Trindade