Segunda, 10 Setembro 2018 12:10

SETEMBRO AMARELO é uma campanha de prevenção ao SUICÍDIO. ATIVIDADES EM TRINDADE

Os índices são altos no BRASIL, importante participação nesta CAMPANHA PREVENTIVA AO SUICÍDIO, a Prefeitura de Trindade, gestão Jânio Darrot (PSDB), através da Secretaria Municipal de Saúde, secretária Branca Ferreira realiza uma maratona de eventos, reuniões e palestras no município.

Iniciada em 2015 em Brasília (DF). É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio por iniciativa da International Association for Suicide Prevention.

A ideia é promover eventos que abram espaço para DEBATES SOBRE SUICÍDIO e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e SUA OCORRÊNCIA TEM AUMENTADO ENTRE JOVENS. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o SUICÍDIO TEM PREVENÇÃO EM 90 POR CENTO DOS CASOS.

Atividades em trindade:

Neste dia 10, 14h na Câmara Municipal acontecerá oficina para profissionais de Saúde – Identificando Sinais e Lidando com o Suicídio – Facilitadora: Psicóloga Doutora Fernanda Nunes (SPAIS);

Palestras, Atividades e Roda de Conversa > dia 11, 7h30, UBS do Jardim Marista; dia 12, 7h30 UBS do Setor Santuário Novo, 7h30, UBS do Jardim das Oliveiras; dia 14, na UBS do Jardim Califórnia, na UBS do Setor Guarujá Park; dia 17, 7h30, na UBS do Jardim Floresta, às 10h30 no CAPS AD; dia 18, 7h30, na UBS Walter Correa; dia 19, 7h30, na UBS do Setor Laguna Park e na UBS do Centro, 8h30, no CAPS AD e no CAPS Coração de Mãe; dia 20, 7h30, na UBS do Setor Bandeirantes, na UBS do Setor Bela Vista, 8h30, no CAPS Coração de Mãe e no CAPS AD; dia 21, 7h30, na UBS do Setor Vida Nova e na UBS do Setor Palmares; dia 24, 7h30, na UBS do Jardim Tamareiras e 13h30 no CAPS Coração de Mãe; dia 25, 7h30, na UBS do Setor Sol Dourado, 13h30 no CAPS Coração de Mãe e às 14h na UBS do Jardim Marise; dia 26, 7h30, na UBS da Vila Redenção e na UBS do Maysa; dia 27, na UBS do Setor Garavello e na UBS da Vila Pai Eterno.

Panfletagens > dia 12, 17h, na Feira do Setor Dona Iris; dia 13, na Feira do Setor Oeste; dia 14, 18h na Feira da Terra; dia 21, 17h30, na Feira do Conjunto Dona Iris 2; dia 27, 17h30 na Feira do Setor Ponta Kayana.

Manifestações e Eventos > dia 13, caminhada da Basílica até a Igreja Matriz; dia 14, 13h, Cine Afipe, exibição do filme “O Vendedor de Sonhos”;
dia 28, às 7h30, caminhada no Setor Palmares

Fábio PH – Arte: Rodolfo Lemes