Terça, 07 Agosto 2018 13:14

Trindade, Jânio Darrot empossou CONSELHO sobre as drogas

A participação social é imprescindível para o exercício da cidadania. Afinal, o contato dos cidadãos com a esfera pública, em todos os seus âmbitos, aproxima-os de processos, ações e políticas públicas que dizem respeito às suas vidas e impactarão no seu dia a dia. Muitas pessoas se sentem incapazes, de mãos atadas frente às decisões do poder público. Mas existe uma saída: participar.

Os conselhos municipais, também chamados de conselhos de políticas públicas, são uma das ferramentas que possibilitam aos cidadãos uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas no Brasil. Infelizmente, é possível que você quase nunca ouviu falar desse tema. É porque os conselhos de fato são pouco divulgados e, consequentemente, ficam invisíveis para boa parte da população.

A existência dos conselhos é uma vitória para a cidadania. Em 2015, surgiu a campanha #OcupaConselho, que tem o objetivo de fomentar a vontade de participar dos conselhos de bairros e municípios e conscientizar sobre a importância deles para a população. Em toda a história de TRINDADE, nunca se deu tanto apoio e valor para os CONSELHOS, quanto na gestão do prefeito Jânio Darrot (2013-2020) que na tarde desta segunda-feira, 6, empossou o CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS.

AÇÃO da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e do Grupo Executivo de Enfretamento às Drogas do Governo de Goiás, este Conselho terá como principais atribuições:

• Propor a política pública sobre drogas;
• Elaborar planos de atuação geral;
• Supervisionar, controlar e fiscalizar as atividades relacionadas com a prevenção de tráfico e uso de entorpecentes e de substâncias que determinem dependência física ou psíquica;
• Exercer outras competências, em consonância com o objetivo do Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas.

A nova diretoria do Conselho foi eleita e empossada com Hélio Pinheiro de Andrade (presidente), Flaviana Irineu de Carvalho (secretária executiva) e Comitê do Fundo Municipal de Políticas Sobre Drogas: Marcos Lago, Leonardo Izidório Cardoso e Luciana de Fátima Silva Alves.

Foram nomeados conselheiros titulares: Rosangela Silva Souza (Secretaria Municipal de Educação); Leonardo Izidório Cardoso (Secretaria Municipal de Saúde); Eli José Miranda Ribeiro Júnior (Secretaria Municipal de Assistência Social); Diogo de Azevedo Monteiro (Agência Municipal de Esporte e Lazer); Joana Dark Aguiar de Souza (Amor Exigente).

E mais: 2° sargento PM Claudinei Cordeiro Goulart (Polícia Militar); Luciana de Fátima Silva Alves (Polícia Civil); Keila Patrícia Vinhal (Conselheiro Tutelar); Marcos Lago (Agência Municipal de Vigilância Patrimonial); Flaviana Irineu de Carvalho (Obras Sociais Redentoristas); Hélio Pinheiro de Andrade (Faculdade União de Goyazes).

O prefeito Jânio Darrot colocou-se à disposição para colaborar com as atribuições do Conselho, parabenizou a secretária de Direitos Humanos, Eva Eny Junqueira, pelo trabalho à frente dos Direitos Humanos.

Prestigiaram a solenidade o promotor de Justiça de Trindade, Francisco Bandeira de Carvalho Melo, a vereadora Aninha Carvalho, o presidente da OAB-Trindade, Marcelino Galindo, a presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e Diretora do Grupo Executivo de Enfretamentos às Drogas, Ivânia Alves Fernandes, o secretário executivo do Grupo de Enfrentamento Às Drogas, Gediael Santos, a procuradora do município, Néli Cárita Máximo Figueredo, o diretor das Obras Sociais Redentoristas da Unidade de Goiás, Padre Reinaldo Martins, entre outras autoridades municipais.

Fábio PH – Foto de Jaqueline Costa
Colaborou: Paulo Afonso Tavares