Quinta, 08 Fevereiro 2018 09:31

Trindade, no comando da primeira-dama, Mãos Solidárias entrega mais uma casa. A do BRAZ.

Ele sofre de Fibrose Cística e também de Microcefalia. A Fibrose Cística é uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo e é a doença genética grave mais comum da infância. Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.

A Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Assim nasceu o Braz, garoto que hoje está com 16 anos, fã incondicional do prefeito Jânio Darrot (PSDB), por este chamado carinhosamente de Brazinho, neto da dona Maria Rosa que além dele, cuida de outras crianças. A renda da família é a contribuição de governo recebida pelo Braz; contam também com assistência em alimentos e ainda são amparados pelo Programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade.

Estavam morando em uma casa paupérrima, absolutamente imprópria para qualquer ser humano, principalmente para um que sofre destas anomalias. E nesta quarta-feira, 7, receberam do Programa Mãos Solidárias que tem o comando da primeira-dama de Trindade, Dairdes Darrot, uma nova e confortável residência. Arejada, com cerâmica, jardinagem, geladeira nova, doada pelo vereador Dyego Marques, entre muitos outros presentes de amigos, prontamente nominados e agradecidos por Dairdes no ato comemorativo do feito.

“Estamos convivendo com este caso do Braz desde o início da nossa gestão e infelizmente, só tivemos como resolver, com apoio do Mirim (Altamiro Alves-secretário de Desenvolvimento Regional), da sua equipe e de muitos amigos, nos últimos meses. É a oitava residência que entregamos, para casos também de extrema necessidade igual ao do Braz”, ressaltou a senhora Darrot.

Emocionada, coração querendo saltar fora do corpo, Maria Rosa agradeceu Dairdes, pontuando as idas e vindas dela à casa da família, mesmo debaixo de chuvas. “Acompanhamos toda a luta da Dairdes, buscando apoio, pedindo as coisas, acompanhando a construção. Uma mulher abençoada e por ela, somos gratos e rezaremos por toda a nossa vida”, destacou Maria Rosa.

Abraço carinho na esposa, parabenizando-a, Jânio firmou que o Mãos Solidárias, por força de Lei, aprovada neste ano na Câmara Municipal, poderá contar com um maior apoio da Prefeitura, mas é fundamental que o Programa receba apoio da comunidade, para o seu êxito.

Fábio PH – Foto de Jaqueline Costa